Negócios

TMS: um sistema aberto às mudanças

A adoção de um sistema de informação, como o TMS (Transportation Management System), deve ser vista como a oportunidade de mudança organizacional em uma empresa. Os softwares geralmente têm o potencial de interferir em vários aspectos da companhia e para serem considerados eficazes, eles devem ser entendidos como elementos que contribuem para o alcance dos objetivos e metas da organização.

No setor de transportes, o TMS (Transportation Management System), também conhecido como sistema de gerenciamento de transportes, cumpre muito bem este papel.

Além de incorporar as melhores práticas para o controle das operações de transporte de cargas, a tecnologia auxilia no planejamento, execução, monitoramento e domínio de atividades relacionadas à coleta e entrega de mercadorias, oferecendo total visibilidade da movimentação da carga – em tempo real – e permitindo a análise e aferição dos custos, além dos cálculos precisos de rentabilidade de cada cliente.

Veja a seguir alguns benefícios da adoção do software e a sua versatilidade, que permitem acompanhar com eficiência as mudanças e o dinamismo do mercado de transportes.

#Facilidade na manutenção com o TMS

Com o TMS, as mudanças na lógica de negócios das transportadoras podem ser facilmente incorporadas ao software. Como o sistema é desenhado para suportar as mais diversas etapas de uma operação de transporte e possui controles voltados para as singularidades deste mercado, todo e qualquer ajuste ou manutenção também é facilitado.

#Flexibilidade

O TMS permite que a especificidade do negócio do cliente seja rapidamente implementada, de forma a tornar-se nativa no sistema. Isso imprime mais agilidade às operações de qualquer transportadora. Além disso, a infraestrutura pode substituir softwares mais genéricos com menor impacto para o negócio, já que ele dialoga de forma precisa com as exigências do mercado de transportes.

#Economia de custos

A redução de custos em uma empresa de transportes está diretamente relacionada ao aprimoramento da atividade de gestão do negócio e ao acompanhamento das evoluções dos processos. Com o TMS é possível garantir a homogeneidade das tarefas, flexibilidade na incorporação de novas funcionalidades e facilidade de manutenção, ótimos aliados para a redução de custos das operações.

#Economia de tempo

Contar com um sistema que tenha a capacidade de acompanhar em tempo real a complexidade dos processos também é fundamental para suportar o dinamismo do setor de transportes. Isso ainda gera economia de tempo na implementação do software, mais agilidade em análises de impacto e no desenvolvimento evolutivo do sistema.

  • 27.02.2018

busca