Negócios

Software para quê?

Hoje, vamos falar um pouco da importância do Sistema de Informação nas Organizações, em especial, às transportadoras, pois esse é o mercado ao qual tenho dedicado as minhas publicações.

O mundo globalizado no qual vivemos nos exige entendimentos e compreensões cada vez mais velozes e assertivas. Decisões atrasadas e fora de propósito tendem a comprometer em demasia as nossas realizações.

Assim, estar apoiado em softwares especialistas que suportem as nossas decisões, nos proporcionando oportunidades únicas de longevidade e sustentabilidade, é o que significativamente tem sentido na gestão dos nossos negócios. Tais softwares trazem inúmeras vantagens, nos possibilitando buscar ampliar a nossa capacidade produtiva, minimizar os nossos custos, aumentar as nossas receitas, dimensionar as nossas aquisições, nos tornar mais competitivos e incrementar as nossas margens, além de nos tornar mais sólidos e lucrativos.

Contudo, escalar as oportunidades na cadeia de valores, fundamentando os ganhos em cada ciclo do transporte, só é possível quando os recursos tecnológicos dispostos na Organização esteja “par e passo” ao seu plano de negócios.

Em outras palavras, precisamos ter um software que esteja alinhado ao seu negócio e não o contrário! Dessa forma, não estaremos sujeitos aos descaminhos produzidos por gestões paralelas desvinculadas ao processo, que geram números inconclusos, duvidosos e inconsistentes.

Ter uma gestão ou parte dela desenvolvida, por exemplo, em planilha de Excel ou um outro aplicativo nos traz uma falsa impressão de bom planejamento, pois trata-se de uma análise isolada e pontual, não maturada por um processo sistêmico, relacional e auditável.

Em oposição, o software TMS (Transport Management Systems) é um software especialista que, quando bem selecionado e implantado, pode no seu encadeamento modular trazer resultados significativos e conclusos para a sua transportadora.

Como o assunto é Software (Sistema), buscarei abaixo observar 2 pontos relevantes e imprescindíveis na aquisição desse importante recurso para a sua transportadora, como segue;

A Importância da Empresa do software

  • Saber eleger a Empresa fornecedora do software “certa” faz toda diferença. Todos nós temos um tamanho e saber se aquela determinada Empresa se ajusta ao nosso porte é essencial na evolução do negócio;
  • Temos também que buscar Empresas verdadeiramente envolvidas com o negócio da sua transportadora e não empresas que somente vende “softwares”, pois evoluções e necessidades deverão ser exigidas o que naturalmente demandara uma performance diferenciada do seu fornecedor.
  • O quanto a Empresa tem, de fato, expertise no tema transporte. Não se pode deixar levar tão somente pelo conhecimento técnico e tecnológico. Isso facilita em demasia os entendimentos sobre os processos e projetos;
  • Também é vital conhecer a Empresa de perto, realizar visitas, conversar com os seus colaboradores, ir até os seus Clientes e dessa forma minimizar possíveis gargalos.
  • Nivelar as expectativas entre o que você busca ou necessita junto a Empresa fornecedora de software e o que ela disponibiliza. Nesse caso, é importante desenvolver uma matriz com intervalo de valor, podendo validar e cruzar os números obtidos.

A importância do software da Empresa

  • A decisão da aquisição do software não pode se fundamentar tão somente na melhor tecnologia e plataforma, precisamos ter condição de analisar o comportamento sistêmico do software em relação ao seu processo de transporte;
  • Deve-se buscar um nivelamento entre o que você busca ou necessita junto ao software e o que ele disponibiliza. Para tanto, é fundamental desenvolver uma matriz com intervalo de valor, podendo validar e cruzar os números obtidos.
  • Analise a navegabilidade e a usabilidade do software;
  • Inclua os usuários chaves do software no processo seletivo, para que eles analisem, opinem e avalizem o software;
  • De Acordo com o seu plano de negócio, avalie a capacidade do software em atender cenários futuros;
  • Faça um estudo de aderência entre a sua operação e o software;
  • Examine a metodologia de tempo e custo para as demandas em curso e necessidade futura;
  • Procure conhecer e visitar outras Empresas que possuem o mesmo software, com vistas a extrair os pontos fortes e fracos apontados pelo mercado;
  • Busque sempre estabelecer a melhor relação custo x benefício.

 

Poderia destacar outros tantos pontos e itens, mas acredito que o material acima descrito já nos sirva para a compreensão e reflexão aqui proposta.

Termino este texto destacando a frase do historiador contemporâneo Leandro Karnal: “A cabeça que encontra a solução é a mesma que elabora o problema”.

  • 22.01.2018

busca