Levantamento realizado pela Trizy, em parceria com a MundoLogística, detalhou perfil dos motoristas profissionais brasileiros. Com a participação de 1,2 mil caminhoneiros cadastrados na plataforma, a pesquisa apontou que 32,10% dos motoristas desejam continuar na profissão nos próximos três anos, 32,82% demonstraram indecisão quanto ao futuro, enquanto 35,08% afirmaram que pretendem mudar de setor.
Outro ponto relevante tratado pela pesquisa foi a visão dos motoristas sobre as condições de trabalho. Entre os entrevistados, 47,79% acreditam que as condições não evoluíram nos últimos anos. Por outro lado, 30,65% percebem melhorias, enquanto 21,56% consideram que as condições permaneceram sem alterações.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E EXPERIÊNCIA
A pesquisa também abordou a visão dos motoristas sobre as condições de trabalho. Entre os entrevistados, 47,79% acreditam que as condições não evoluíram nos últimos anos. Por outro lado, 30,65% percebem melhorias, enquanto 21,56% consideram que as condições permaneceram sem alterações.
A experiência dos motoristas também se destacou na pesquisa, mostrando um perfil majoritariamente composto por profissionais veteranos. Cerca de 59,29% dos entrevistados possuem mais de 10 anos de estrada.
PRINCIPAIS MODELOS DE CONTRATAÇÃO
Um dos pontos de destaque da pesquisa diz respeito aos modelos de contratação dos caminhoneiros. 62,43% dos caminhoneiros entrevistados possuem vínculo empregatício com empresas de transporte. Isso mostra uma preferência crescente por negócios que oferecem mais estabilidade para os motoristas.
Em contrapartida, 31,54% dos motoristas atuam como autônomos e outros 6,03% são agregados. Esse cenário indica que, atualmente, as empresas estão investindo mais em estratégias para reter seus talentos.
ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS
A atração e retenção de motoristas é um desafio crescente no setor de transportes. Os dados da Trizy revelaram que a melhora na remuneração é a principal medida apontada pelos motoristas para atração e retenção de talentos, com 58,97% dos entrevistados destacando essa questão.
Além disso, 37,97% dos motoristas indicaram a necessidade de ampliar os benefícios oferecidos pelas empresas, enquanto 28,72% destacaram a importância de reduzir o tempo de viagem.
A capacitação profissional também foi citada por 25,74% dos participantes como uma medida relevante e a modernização da frota, com veículos mais novos e seguros, foi mencionada por 13,84% dos motoristas.
ESTRADAS DO FUTURO
A pesquisa da MundoLogística e da Trizy delineou um panorama do cotidiano dos caminhoneiros, abordando desde as condições de trabalho atuais até a perspectiva de futuro desses profissionais.
Nesse contexto, a campanha “Estradas do Futuro”, também da MundoLogística, se propõe a conscientizar e prevenir mortes e acidentes nas rodovias, reunindo transportadores da cadeia logística em um esforço colaborativo para promover a segurança no transporte rodoviário.
A iniciativa tem patrocínio da nstech e da Quartzolit, apoio da Onisys, da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e da Associação Brasileira de Logística (Abralog).
Por meio da campanha, o intuito é unir os diferentes atores da cadeia logística nacional, difundindo conteúdos educacionais que tragam tanto visibilidade para a pauta da segurança no transporte rodoviário, quanto práticas e divulgação de soluções que possam colaborar com a capacitação e proteção de motoristas.