É notável o crescimento do setor de transporte de cargas no Brasil: mesmo em meio a uma das maiores crises sanitárias e financeiras que o país já atravessou, esse segmento teve um crescimento de 11,4%, no último ano, patamar consideravelmente superior à expansão de 4,6% do PIB no mesmo período. Sobre tal cenário, afirmou o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CTN), Vander Costa: “Os números do PIB hoje apresentados são muito positivos, indicando uma retomada econômica importante, apesar de os impactos da pandemia ainda se mostrarem presentes. O forte crescimento do transporte reforça a relevância do setor e o nosso compromisso em promover o desenvolvimento do Brasil”[1].
Em que pese o aparente aquecimento do mercado, não se pode esquecer que ainda há vários entraves que devem ser levados em consideração quando se fala na lucratividade do mercado logístico. Exemplo claro disso é a famigerada alta no preço dos combustíveis, fator que influencia diretamente nos custos operacionais de todo transporte rodoviário. Segundo a NT&C Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) o reajuste cria “uma situação crítica para o transportador, que ainda está negociando com os clientes o repasse de quase 50% de aumento que ocorreram em 2021”[2].
Assim, é importante que as empresas do seguimento calculem suas margens de lucro, façam análises e projeções, observando ao máximo os parâmetros e tendências de mercado, para que assim os negócios não sejam comprometidos.
Para tanto, é preciso avaliar linha a linha todos os valores que compõem os processos operacionais e administrativos, conhecer os principais clientes, as rotas mais lucrativas e pontos deficitários das operações, de modo a trazer luz sobre ações estratégicas a serem tomadas para maximizar os lucros.
Afinal, com maiores margens de lucro, as operações são mantidas e incrementadas com reinvestimentos em tecnologias, processos e recursos humanos, trazendo um ciclo saudável de crescimento e fazendo o negócio ganhar destaque no meio de tantos players competitivos no marcado.
Pensando nisso, a ESL Sistemas desenvolveu o software TMS ESL Cloud, plataforma que suporta toda cadeia de transporte de mais de 400 transportadoras espalhadas pelo Brasil. Como explica o CEO da ESL Sistemas, Rinaldo Oliveira: “Enxergar cada número em cada linha em cada espaço do seu transporte, entendendo o que, quando quanto e onde se está ganhando. Qual é a sua rentabilidade, qual é o resultado que está sendo alcançado. Analisar de várias formas os diversos drives de custo, tentando entender na última linha qual é a nossa margem de lucro. Penso que é assim que o nosso time pensa, arquiteta e desenvolve os nossos softwares”.
Conheça a ESL Sistemas e entenda como ajudamos mais de 400 empresas dos modais rodoviário, aéreo e de container a gerirem seus negócios com a plataforma TMS (Transportation Management System) ESL Cloud, software que cuida de todo o seu ciclo de negócio da sua Transportadora.
ESL, uma empresa que pensa no seu negócio!
_
[1] https://cnt.org.br/agencia-cnt/pib-do-transporte-tem-crescimento-expressivo-em-2021
[2] https://br.financas.yahoo.com/noticias/transportadoras-dizem-que-repasse-alta-225900290.html