O setor de logística é um dos que mais cresce no Brasil. Com a previsão de crescimento da economia brasileira para 2024, a expectativa é que este mercado acelere ainda mais. De acordo com a projeção da Transparency Market Research, o mercado de logística mundial deve atingir US$ 15,273 bilhões até 2027. Já no Brasil, o setor pode crescer mais 50% até 2024, segundo o levantamento feito pela MCC-ENET.
Entretanto, Walker Batista, Sócio e Diretor de Modelagem e Inovação da Linear Softwares Matemáticos, destaca que a baixa maturidade digital das empresas do setor e o gerenciamento ineficiente do grande volume de dados gerados por essas companhias ainda serão desafios pertinentes para o avanço neste ano. Por outro lado, abre oportunidades para as empresas avançarem seus planos de transformação digital. Para ele, alguns desafios desse mercado podem ser minimizados e até mesmo erradicados com o uso da tecnologia, como o uso de soluções matemáticas.
“Em 2023 observamos importantes passos sendo dados em relação a inteligência generativa e digitalização de processos empresariais. Porém, quando o assunto é a inteligência de dados e a gestão eficiente desses ativos, sobretudo na cadeia logística, ainda temos um longo caminho pela frente”, ressalta.
Na visão de Batista, o setor deve investir de forma significativa em quatro itens básicos: tecnologia, desenvolvimento de produto, competência humana e análises preditivas. “A tecnologia é um ponto que pode e deve unir esses quatro pontos, já que ela permite otimizar processos, oferecer versatilidade, mais agilidade e principalmente maior competitividade’’, explica.
A ESL Sistemas atua no mercado de transporte a mais de 20 anos, digitalizando os principais processos de mais de 500 transportadoras.