Falar de pressa já virou um jargão no meio do transporte, pois o tempo transcorrido com a coleta e entrega dos produtos a serem transportados é um diferencial para a captação de clientes. Assim, a pressa se torna inerente à relação: “transportador x embarcador”.
Hoje, entregar com uma rapidez cada vez maior é uma grande busca das Empresas embarcadoras. Na verdade, nesses tempos de crise, atender e satisfazer o público consumidor é, mais do nunca, uma grande necessidade e é nesta busca que a velocidade na entrega passa a ser um elogiado diferencial.
No entanto, para atender a essa tendência de busca por agilidade e eficiência a qual se evidencia singularmente no e-commerce, as transportadoras estão tendo que fazer malabarismos. Tais manobras, muitas vezes, comprometem significativamente as margens e geram diversos prejuízos nas perdas, avarias e devoluções.
O grande e comum problema no meio das transportadoras é a descoberta tardia de operações deficitárias, que podem ocorrer mesmo quando o atendimento dos prazos de entrega possui um alto índice de excelência, podemos desta forma atender aos propósitos dos embarcadores, mas, não necessariamente os seus, neste caso, os meios não justificam o fim.
Assim, o grande propósito de uma transportadora não pode estar pautado apenas e tão somente em transportar. Entendo que a vocação genuína de todo o negócio é ganhar dinheiro e gerar lucro, pois somente a geração de riquezas pode trazer sustentabilidade e crescimento para as Organizações.
Para que consigamos atender com qualidade sem abrir mão dos ganhos, é aconselhável tomar alguns cuidados acerca do seu negócio:
– Acompanhe a todo momento os números dos custos e receitas de cada operação;
– Seja crítico na análise e saiba fazer a tempo os ajustes necessários junto aos contratos em andamento;
– Ao adquirir um novo contrato, procure separar a razão da emoção, para que a tempo você perceba se vale apena ter esta nova conta;
– Examine a rentabilidade dos contratos: um acordo rentável traz significado aos seus esforços, ao passo que o contrário irá comprometer as suas margens e consequentemente trazer incômodos dissabores;
– Conquistar novas contas é a grande busca, mas não podemos permitir que o que é novo contamine e prejudique o que já se possui;
– Analise e faça consistência sempre nas margens alcançadas em cada rota, isso pode determinar ações amplas no sentido de melhorar as suas performances;
– Realize comparativos sempre entre uma opção e outra, como: (Agregado x motorista da casa, terceiro x próprio, filial x parceiro e outros). Somente fazendo análise a tempo você poderá usufruir do melhor resultado para a sua transportadora.
Poderíamos colocar outros incontáveis pontos de observação, mas acredito que para o entendimento do texto, os exemplos acima colocados já são suficientes para a compreensão desejada.
Para finalizar esse texto, trago um provérbio árabe que muito se agrega à reflexão proposta: “O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão antes da oportunidade”.