Negócios

A Importância do Business Analytics para a sua Transportadora

Com o Business Analytics é possível analisar os dados de toda cadeia de suprimentos de maneira aprofundada facilitando ainda mais as tomadas de decisões do seu negócio. Veja o nosso artigo e saiba mais sobre a importância dessa tecnologia aliada ao sistema TMS. 

Diversos fatores podem contribuir para o crescimento de um negócio, entre eles a utilização de tecnologias projetadas para coletar e analisar dados como o Business Analytics.

Imagine que em uma empresa cada departamento gere centenas de dados com informações relevantes que ajudam na hora de estudar e traçar estratégias de crescimento e tomar decisões mais assertivas.

Porém, quando esses dados não “conversam” estão armazenados em diferentes lugares e linguagens, o estudo fica comprometido e não há uma visão clara sobre como está o andamento do negócio.

Para isso então muitas empresas recorrem ao BI (Business Intelligence), uma tecnologia baseada em diversos processos que ajudam os diretores, gestores entre outros, na hora de coletar e analisar os dados gerados e, a partir daí, montar um plano de crescimento, corrigir falhas, etc.

No entanto, o BI mostra essas informações por meio de planilhas e métricas consideradas mais complexas de serem interpretadas. E aí surgiu o Business Analytics.

 

Afinal, o que é o Business Analytics? 

O BA como também é conhecido é considerado a evolução do Business Intelligence, pois também tem como principal objetivo coletar e analisar os dados de um negócio, porém, o Business Analytics permite um estudo muito mais aprofundado com uma visibilidade muito mais eficiente e fácil.

Ou seja, com o uso do BA em sua empresa é possível melhorar a performance, acompanhar dos dados de todos os processos de maneira rápida e simples, criar vantagem competitiva e tomar decisões ainda mais assertivas. Mostrando: O que? Como? Quando e Por que aquela ação aconteceu.

 

Três principais métodos de análises do BA

Essa tecnologia costuma atuar sob três estratégias de análises, sendo: preditiva, descritiva e prescritiva. 

  • Descritiva: analisa o desempenho dos indicadores já existentes para descobrir qual a situação atual da empresa;
  • Preditiva: estuda os possíveis resultados futuros por meio de dados tendência;
  • Prescritiva: como o próprio nome já diz esse analisa e mostra quais as melhorias podem ser feitas para o futuro do negócio.

E as empresas de transporte? 

Considerando que o Business Analytics trabalha sobre algumas etapas para criar as análises e estratégias de negócio, sendo: levantamento das necessidades da empresa; Exploração de dados; Análise de dados; Previsão; Solução (melhoria); Ação sobre o que foi analisado: Mensuração dos resultados e Atualização do sistema com melhorias.

O Business Analytics traz às empresas de transportes os seguintes benefícios

  • Identificação de erros e falhas: a partir de métricas e análises é possível visualizar de maneira rápida se os processos das empresas de transportes estão funcionando corretamente. Caso não esteja é fácil achar as falhas e saber qual a melhor maneira de corrigi-las;
  • Tomadas de decisões rápidas e assertivas: com as informações sobre o negócio corretas e visualizadas de forma simples facilita as tomadas de decisões como, qual o melhor custo de frete, rota mais rápida, prazo curtos, custos com a entrega etc;
  • Reduzir custos: com uma operação operando 100% e com as tomadas de decisões mais assertivas é possível criar uma estratégia financeira para o seu negócio e com isso reduzir custos.

 

Business Analytics no sistema TMS da ESL 

Entre os serviços oferecidos pela ESL para diversos player presentes nas transportadoras está o Business Analytics.

Com ele é possível construir as análises de acordo com as necessidades da sua empresa, ou seja, mensure os dados que realmente são válidos para o seu negócio, incluindo:

  • Desenvolvimento personalizado e realizado pelo seu time;
  • Dashboards intuitivo
  • Baixa complexidade;
  • Alto desempenho;
  • Auditoria, padrão e desvios.

 

Tudo alinhado ao sistema TMS desenvolvido pela ESL que é referência no mercado. Precisa criar novas estratégias de negócios para a sua empresa e prepará-la para a retomada? Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar.

  • 24.07.2020

busca