Negócios

A busca pelo ouro das Transportadoras

De fato, não há atalhos para uma boa entrega de serviço. As competições recentes que acompanhamos nas Olimpíadas do Rio demonstram claramente o esforço que reside em alcançar o máximo do desempenho humano para atingir um objetivo. Como sempre, a concorrência não dá trégua:  pode ser que, a poucos milímetros do ouro, seu adversário dê um passo a mais e alcance o lugar mais alto do pódio.

“Aquele que não tem coragem de assumir riscos não alcançará nada na vida” disse a lenda do esporte Mohamed Ali. Da mesma maneira, é certo que as grandes transportadoras, em algum momento, assumiram riscos visando a atingir algo que não necessariamente lhes garantiriam a vitória, mas que configurava fator decisivo em dar medo aos adversários e chamar a atenção dos grandes patrocinadores, vulgo, seus clientes.

Você já se questionou se carrega em seu modelo de negócios um treinamento capaz de lhe garantir algum lugar no pódio? Reflita sobre alguns pontos que podem facilitar sua trajetória:

QUERO CHEGAR!

“O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre”, declara Waldemar Valle Martins. Se essa frase reflete o dia-a-dia das suas ações no mercado de transporte, não se espante, você está trilhando o caminho certo. Os que não pensam assim preocupam-se em apenas existir, buscando meramente igualar seus ganhos e as despesas.

Os que QUEREM transpiram! Analogamente a um corredor que, mesmo sabendo que já há um vencedor na prova, dedica-se a cruzar a linha de chegada dando o melhor de si, por respeito a tudo que o fez chegar até ali. A mesma promessa de entrega para seu cliente deve orientar seus passos e fazê-lo justificar os anos de investimento na sua Transportadora.

TENHO UMA ESTRATÉGIA

“Todos podem ver as táticas de minhas conquistas, mas ninguém consegue discernir a estratégia que gerou as vitórias” afirma Sun Tzu no aclamado livro “A Arte da Guerra”. Quando assistimos algumas competições, fica claro que há um diferencial no vencedor, mas dificilmente saberemos o que foi dito ou feito pelo seu técnico na preparação daquele dia.

Para a Transportadora, é preciso determinar quem estará por trás da vitória, que por sua vez pode ser representado desde o sucesso em uma entrega até a conquista de um novo cliente. Grandes Transportadoras estão sempre fazendo uso de tecnologias e processos bem definidos para alinhar suas atividades aos seus objetivos.

Jamais permita que os detalhes passem em vão. Saiba que, na competição, essa falha pode lhe tirar o ouro.

TENHO OS MELHORES TREINADORES

Parte fundamental do crescimento do seu negócio está na Gestão. Quando relacionamos essa realidade com o esporte, notamos que não há diferença. Da mesma forma que sua Transportadora precisa atingir alto nível, os atletas são motivados ao mesmo por profissionais competentes contando cada vez mais com artifícios para aproxima-lo da perfeição.

Em uma partida de futebol, se analisa as deficiências do time adversário. Em uma competição de boxe, se analisa qual o diferencial pode ser aproveitado pelo seu lutador. Em uma competição de natação, se analisa quantos segundos determinada ação pode gerar diferencial competitivo. Enquanto todos esses números acontecem, o atleta faz acontecer. Mas nada existe sem as análises.

E você, já preparou seus treinadores para lhe trazerem alguns números para sua Transportadora competir de igual no mercado¿

Se escolher ter apenas algumas respostas, preocupe-se em quem escolheu ter todas elas.

  • 21.10.2017

busca