Investimento em tecnologia: Foco das empresas é em produtividade - ESL

Tecnologia

Investimento em tecnologia: Foco das empresas é em produtividade

As áreas com interesse mais acelerado são gestão de continuidade de negócios e modernização de aplicações.

A transformação digital continua direcionando investimentos para tecnologia. Mas, depois da aceleração provocada por trabalho remoto e de desafios como interrupção das cadeias de negócios, entram em foco mais produtividade e resiliência – incluindo segurança cibernética –, novas receitas geradas a partir de dados e integração tecnológica.

No início do ano, a IDC previa aumento de 8,7% no consumo de tecnologia da informação (TI) por empresas, contribuindo para crescimento geral de 6,2% da TI no Brasil em 2023. Um dos destaques é a nuvem, com crescimento superior a 30% sobre 2022.

Em softwares, aplicações consumidas em nuvem tornaram-se o principal caminho de modernização, com expansão de 27,6% e uso por 29% das empresas no país. Os gastos com segurança da informação crescem 13%, somando US$ 1,3 bilhão, e, embora mais tímidos, os investimentos em automação inteligente, incluindo desde robôs de processos (RPAs) até inteligência artificial (IA), alcançam US$ 214 milhões, 17% mais que em 2022.

Segundo Luciano Ramos, country manager da IDC no Brasil, a prioridade das empresas é a produtividade. Em seguida estão questões que tocam os clientes, como criação de produtos e serviços para novas receitas, equilíbrio entre físico e digital, com integração de canais e formas de relacionamento, e extração de mais valor dos dados, para mais inteligência, produtividade e velocidade nas decisões. “Uma surpresa positiva é a aceleração das redes privadas 5G”, diz Ramos. No início do ano, a perspectiva para o segmento era de crescimento superior a 35%.

A ESL Sistemas é especialista no desenvolvimento de softwares em nuvem para o setor de transporte e logística.

Fonte!

  • 27.03.2024

busca