A logística do setor de transportes é complexa. No entanto, pode ser exposta de maneira simples. E isso vai ajudar a otimizar processos da transportadora.
Afinal, o que é um processo bem-sucedido no setor senão entregar mercadoria(s) na quantidade correta, na hora e no local combinado? Essa aparente simplicidade oculta etapas que devem ser executadas com precisão milimétrica e sem margem para erros.
É exatamente por isso que este post é importante. Ele vai revelar esses passos e a importância de cada um deles. E demonstrar o caminho para otimizar processos da transportadora.
Este conteúdo será útil para todas as empresas transportadoras focadas na redução de custos com aumento dos lucros e máxima qualidade.
Acima de tudo, você irá compreender como um TMS ajuda a otimizar processos.
Neste post iremos abordar:
- Quais os principais processos de uma transportadora?
- Como um TMS contribui com a otimização dos processos?
- Conclusão: é hora de otimizar!
Preparado? Então, vamos lá!
Otimizando os processos da transportadora – conheça as etapas
Primeiramente, saiba que padronização de procedimentos é questão estratégica. Ela reverte em redução de custos e aumento de lucratividade para sua empresa.
Por isso, todos os processos da transportadora que você verá a seguir foram concebidos com essa finalidade. E devem ser seguidos com exatidão para garantir o êxito da operação como um todo.
1 Monitoramento de entregas
Desde já, vale a pena compreender que o monitoramento de cargas tem o objetivo de identificar eventuais problemas no trajeto antecipadamente. Isso é importante também para que seja possível informar o cliente se um imprevisto determinar uma alteração na data de entrega.
2 Gerenciamento de frotas
Para otimizar o gerenciamento da frota, é imprescindível a correta manutenção dos veículos, respeitar o prazo de documentação e controlar o consumo de combustível. Em outras palavras, por meio dessa gestão, é possível analisar os gastos mais elevados e reduzi-los. Com um investimento otimizado, a consequência será o crescimento da margem de lucro da transportadora.
3 Colaboração cotidiana de profissionais
O número de funcionários e funções varia conforme o porte da empresa, no entanto, há aqueles essenciais para o funcionamento da transportadora. São eles:
motoristas, obviamente… além de
gerentes, coordenadores e supervisores;
assistentes;
analistas;
auxiliares;
conferentes.
4 Cobrança de frete
A cobrança de fretes de valores adequados ao mercado e que, ao mesmo tempo, retornem o investimento da empresa são essenciais para o sucesso do empreendimento. Sempre é importante ter em mente que fazer o cálculo do peso da mercadoria transportada, seus custos, distância, taxas e preço final inclui diversos fatores.
Por exemplo:
É necessário carro dedicado?
Há horário para recebimento e tempo para descarga?
É necessário fazer agendamento da entrega?
Se se há restrição para caminhões de carga;
É um local de risco para roubo de cargas?
dentre outros.
5 Conferência de carga
Por fim, a conferência de no que tange ao tipo e quantidade é a etapa final dentre os Processos da transportadora. Agora, não pode haver erros para que não haja devolução da mercadoria. Quando isso acontece, o ônus recai tanto sobre a transportadora quanto sobre o cliente.
Por último, vale lembrar que no caso de cargas perecíveis a conferência deve ser ainda mais rigorosa, para respeitar os prazos de validade da carga.
Todos os processos descritos acima podem ser otimizados com a utilização de um TMS. É o que veremos a seguir.
Como um TMS pode contribuir?
TMS é uma sigla em inglês que significa Transportation Management System. Ou seja, estamos falando de um Sistema de Gerenciamento de Transporte.
Portanto, esse sistema é vital para empresas que buscam otimizar sua logística. Isso porque ele está diretamente ligado à qualidade e à produtividade do processo de distribuição.
O TMS ESL, diferente da maioria, funciona online, com um software integrado ao sistema de cada empresa. Ou seja, ele possibilita o controle total da logística. Isso vai desde a venda no comercial, passando pelos setores operacionais e financeiro.
Seus processos podem ser resumidos da seguinte maneira:
– Análise e aferição de custos operacionais;
– Geração de informações dos fretes;
– Evolução de cada cliente individualmente;
– Medida da rentabilidade de cada conta;
– KPIs.
É fácil otimizar processos da transportadora com um TMS
O TMS engloba os trâmites administrativos da empresa. Sendo assim, quando um CT-e ou NFS-e é gerado, todo o sistema de logística da empresa funciona em conjunto. Ou seja, comercial, operacional, fiscal e financeiro se alinham quase que simultaneamente.
Assim sendo, a entrega do pedido é acelerada para o cliente graças ao sistema TMS logística. Por outro lado, a empresa também se beneficia do TMS. Isto fica claro devido ao aumento de produtividade e redução de custos para o negócio.
Entre as funcionalidades do TMS estão inclusas:
– visão completa de todos os processos da cadeia de transportes,
– análise e aferição do custo operacional,
– gestão de todas as informações de fretes,
– análise de rotas,
– acompanhamento de embarques de cada cliente,
– aferição exata do quanto cada operação está colaborando com os resultados da companhia, dentre outros.
Conclusão: é hora de otimizar os processos
Depois de compreender os processos de uma transportadora e saber como um TMS pode beneficiar todos eles, por que não otimizar sua operação?
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