O famoso ditado popular de que “camarão que dorme a onda leva”, para além do sucesso musical, também representa valioso ensinamento no mundo dos negócios, advertindo que as empresas precisam estar constantemente atentas às evoluções tecnológicas para manterem sua rentabilidade e sustentarem-se em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo.
Os softwares de logística, assim, acompanharam os aprimoramentos técnicos ao longo dos anos e, especialmente através da tecnologia web cloud, desenvolveram funcionalidades antes inimagináveis, destacando-se a portabilidade e a possibilidade de acessar documentos e programas de qualquer dispositivo, sem a necessidade de instalações prévias.
A inovação de que o sistema pode ser acessado e informações podem ser inseridas em qualquer tempo e lugar alinha-se com as novas exigências do mercado de transportes, tais como velocidade, usabilidade e integração – e o melhor, a web entrega tudo isso ainda reduzindo os custos com infraestrutura e mão de obra especializada de TI a baixo custo mensal.
Por outro lado, o software desktop, que funcionava diretamente no sistema operacional, desempenhou papel de destaque no mercado logístico de transporte nos anos 2000. A ESL, que já oferecia essa tecnologia, ao notar o gradual avanço e as melhorias trazidas pela tecnologia web cloud, tomou a frente para oferecer também essa nova tecnologia, que, hoje, consiste na opção da maioria das empresas parceiras.
Embora algumas empresas optem, na tentativa de reduzir custos na transferência de tecnologia, por apenas adaptar o software para a modalidade web cloud, hospedando-o em um data center, é notável que essa suposta solução acaba gerando outros ônus à corporação, em especial podemos citar um alto custo de infraestrutura e em especial um acentuado desnivelamento tecnológico em relação ao ambiente web.
Por outro lado, ao obter diretamente o software web cloud, a empresa adquire uma experiência muito mais completa e usufrui de todas as vantagens especialmente pensadas e desenvolvidas para as necessidades atuais de mercado: layout clean e de usabilidade intuitiva, facilidade para integrações entre empresas por meio de API’S nativas entre dispositivos (Mobile, IOT), velocidade, alta disponibilidade, além da diminuição do custo e cuidados com a estrutura física.
Ademais, a tecnologia web cloud da ESL oferece o diferencial de contar com o renomadíssimo data center da Amazon, que protege e blinda todas as informações, com a tecnologia de banco de dados PostgreSQL e a linguagem Ruby On Rails, específica para o desenvolvimento Web – o que diminui os gastos com TI e segurança pela transportadora.
A empresa que investe na tecnologia web cloud da ESL, logo, não está apenas adquirindo um simples serviço ou comodidade, mas, antes, está inserindo-se no que há de mais recente e atualizado no mercado de softwares de transportes, TMS (Transport Management Systems) evitando dispêndios desnecessários com integração e armazenamento físico, além de oferecer aos seus clientes maior segurança no tratamento de seus dados.
ESL, desenvolvendo Softwares para evoluir negócios!