Como construir uma estrutura financeira eficaz para o transporte de cargas? - ESL

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Como construir uma estrutura financeira eficaz para o transporte de cargas?

Manter o controle sobre todos os custos de uma operação de transportes é fundamental para o sucesso do negócio. Quando estruturada de forma eficiente, a gestão financeira pode revelar com clareza os valores dos investimentos e despesas, entradas e saídas, o que permite uma melhor utilização dos recursosredução de gastos desnecessários e o consequente aumento da lucratividade no transporte de cargas.

Porém, a boa gestão das finanças exige, necessariamente, um bom planejamento. Nele, é preciso traduzir em termos financeiros todas as expectativas dos planos estratégico e operacional, assim como os objetivos de curto e longo prazo, e criar mecanismos de controle que considerem todas as atividades operacionais e não operacionais que vão gerar custos para a companhia.

Passo 1: separe os indicadores e as metas

Para começar, é importante que a empresa de transportes diferencie os seus indicadores das suas metas. Apesar de complementares, os indicadores, que podem se dividir em estratégicos, gerenciais e operacionais, permitem a avaliação do desempenho da transportadora, mensurando o alcance da estratégia e permitindo o acompanhamento e melhoria dos resultados ao longo do tempo.

Meta é o índice de resultado que se espera alcançar com o desempenho do processo que está sendo medido, ou seja, é o desafio a ser alcançado. Neste caso, todos os indicadores de desempenho devem ter metas. As metas têm como objetivo serem suficientes para assegurar a efetiva implementação da estratégia.

No entanto, todas as etapas e os seus custos devem estar relacionados, permitindo que a empresa forme uma pirâmide uniforme em que seja possível mensurar os custos visíveis e ocultos da operação. Nesta estrutura, as despesas operacionais ocupam a base; o gerenciamento, a posição logo acima; e a diretriz estratégica, o topo.

Passo 2:  avalie a receita líquida de cada um dos processos

controle financeiro de uma transportadora ainda deve estar organizado em uma estrutura em que seja possível avaliar se os esforços de vendas se transformaram em operações atendidas, e se as operações atendidas foram revertidas em faturamento suficiente para gerar receita líquida ao final da operação.

Etapas críticas como o volume de vendas, quantidade de coletas, quantidade de emissões, faturamento, fechamento de contas a pagar, pagamentos, recebimento e fluxo de caixa, devem ser minuciosamente controladas, pois são variáveis que podem influenciar diretamente nas margens de lucro.

Passo 3: conte com o apoio de soluções tecnológicas

Com tantos processos financeiros envolvidos na cadeia de transportes, é praticamente impossível manter uma visão completa dos valores sem o apoio de soluções tecnológicas que entendam a dinâmica e as particularidades desse negócio, como o TMS (Transportation Management System).

Um sistema que auxilie no controle gerencial garante a integridade das informações financeiras e permite que a companhia atinja o desempenho desejável. No caso do TMS, o software pode ajudar no controle de orçamento (orçado x realizado), de cobrança, despesas por centro de custo, integração e conciliação bancária, fluxo de caixa e Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).

Saiba mais sobre a tecnologia e em quais pontos ela pode ajudar a sua empresa, acompanhando os próximos posts do nosso blog.

  • 25.05.2018

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