4 sintomas de transportadoras que sofrem com a falta de informação - ESL

Cuidado

4 sintomas de transportadoras que sofrem com a falta de informação

O cenário de instabilidade financeira que assola nosso País tem exponenciado ainda mais a competição entre as empresas de transportes. Com tantos players disputando diariamente a mesma oportunidade de negócios, possuir diferenciais é fundamental para reter e conquistar novas contas nessa acirrada e competitiva disputa.

 

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela IPEA em conjunto com o IBGE, apenas no modal rodoviário existem mais de 46 mil transportadoras de carga no Brasil

 

Sabendo disso, os Embarcadores têm voltado sua atenção para empresas que se importam em entregar muito mais que suas mercadorias. Nesse sentido, ter uma visão ampla do que ocorre com seus pedidos, juntamente com a segurança nos contratos, são apenas alguns dos valores que podem favorecer sua transportadora. Para isso, praticar o diagnóstico das suas falhas se revela um importante passo para buscar a excelência.

Preparamos abaixo 4 pontos a serem observados nessa sua valiosa análise:

 

EU FAÇO, MAS NÃO MOSTRO

Ao fechar um contrato, quais recursos permitem que seu cliente visualize a dinâmica de entregas e processos da sua transportadora? Pensar em uma forma de criar essa visão irá contribuir positivamente com os argumentos do seu time comercial e trará mais transparência para o seu negócio.

OS REFLEXOS DE UM TIME IMPRODUTIVO

Avançar nas negociações e iniciar sua jornada em contratos complexos precisam vir acompanhados de uma retaguarda segura e alinhada com este propósito. Para isso, cabe à gestão o papel de investir em recursos que potencializem as ações do time e promovam ainda mais a integração e melhoria dos processos. Você poderá se favorecer de forma abrangente, desde o gerenciamento assertivo de um grande volume de solicitações de cotação até a agilidade na emissão de documentos obrigatórios.

 

ERROS CUSTAM CARO

Em um segmento recheado de números, linhas, vírgulas e zeros, o erro humano tem potencial para causar um grande e grave impacto nas estratégias de crescimento da sua empresa. Muito além do dano financeiro, a imagem da sua transportadora também pode acabar no vermelho.

Com um mercado em constante evolução tecnológica, não há mais argumentos para justificar a recorrência deste tipo de erro. Deixar de se preocupar com isso poderá intimidar os projetos de crescimento do seu negócio, equilibrando sua transportadora em uma arriscada linha que separa a completa satisfação dos seus clientes ao temido encerramento de contratos.

SE AUMENTAR, TRANSBORDA!

Gerenciar de forma eficiente as demandas de uma transportadora é um trabalho complexo e que exige muita organização. Quando o volume dos pedidos aumenta, a capacidade de lidar com um número maior de informações deve crescer proporcionalmente.

Muitas vezes, o uso de controles manuais, planilhas e soluções pontuais fragilizam e impedem uma visão escalável do seu negócio. Na medida em que sua transportadora cresce, você se torna mais vulnerável e refém deste método, fragmentando assim suas ações e, consequentemente, seus planos de evolução.

Ao refletir sobre esses e outros sintomas, será possível avaliar sua realidade e promover a melhoria contínua do seu modelo de negócios.

Aqui estão algumas indicações de matérias que podem ajudá-lo a iniciar este debate:

  • 4 práticas essenciais para uma gestão de transporte eficiente.
  • Como preparar sua transportadora para o crescimento;

 

  • 24.06.2019

busca